sexta-feira, 7 de março de 2014

A MULHER NA EMPRESA BORBOREMA



A MULHER NA EMPRESA BORBOREMA...
Ysolda Cabral


Quinta-feira, 14h15m. Sol a pino. Lá vem o PE-15!

É nesse que eu vou! Resolvi fazendo o sinal para o ônibus que parou bem próximo à calçada. Entrei! Ao dar boa tarde ao motorista notei, agradavelmente surpresa, se tratar de uma mulher. Já tinha viajado de metrô operado por uma maquinista e achei o máximo! Agora, ônibus guiado por uma mulher, aqui no Recife, nunquinha!

Morena clara, boa aparência, de cabelos pretos encaracolados e muito atenciosa; a motorista fechou a porta e seguimos viagem. Na cara de pau me sentei no primeiro assento, bem atrás dela. Eu queria ver, de perto, se ela, de fato, sabia guiar um monobloco daqueles. O coletivo estava cheio, mas não lotado. Estava do jeitinho que os motoristas incompetentes e mau caráter, gostam, pra derrubar, com seus freios, quem viaja em pé. - São uns animais!

[Acho interessante que, se a gente andar, em nosso carro, com todo mundo sentado, porém sem cinto de segurança, somos multados, mas nos coletivos tudo pode! (?) Outro dia vi uma cadeirante perguntar ao motorista do ônibus pelo cinto de segurança a eles destinado. Ele nem respondeu! Entretanto, essa é outra história.] 

Logo à frente, na parada, duas senhoras deram com a mão. Fiquei atenta e ao mesmo tempo aflita. Eu iria ter que sair do lugar de uma delas, felizmente somente uma entrou e sentando junto de mim, com a mesma expressão de surpresa que eu havia tido antes, observou: “Que bom saber que nós mulheres não estamos assim tão em baixa, não é mesmo?” Caímos na risada e começamos a conversar amenidades, seguras de que estávamos sendo conduzidas por uma profissional competente, habilidosa, humana e muitíssimo bem educada. Inclusive, notamos que todos, também, estavam atentos, surpresos e agradecidos. Não vimos ninguém descer do ônibus sem agradecer e elogiar a referida profissional que, infelizmente, esqueci de perguntar o nome.

Parabéns à Empresa Borborema pela iniciativa. Que mais profissionais mulheres sejam contratadas para esta finalidade. - Registre-se!

Só com uma coisa fiquei cismada: Ninguém questionou o meu direito de sentar num lugar destinado ao pessoal com mais idade...

Epa, epa, epa, epa... Saí pra lá pensamento esquisito! Eu, hein!
**********

Publicada no Recanto das Letras
Em 07/03/2014
Código do texto: T4719105 
Classificação de conteúdo: seguro