terça-feira, 23 de setembro de 2014

PRATICANDO O DESAPEGO - ( CRÔNICA)


À  pequena e linda Júlia Queiroz



PRATICANDO O DESAPEGO
Ysolda Cabral



O mundo está, realmente, de ponta cabeça! E para quem não se adaptar aos novos tempos, o penar será enorme, incômodo e insustentável...

Minha amiga e colega de trabalho, Rose, agora Rapunzel - pense no aplique que ela colocou! -, quando chega, o que primeiro entra na sala é seu rosto de menina sapeca; logo em seguida, vem o resto. Vale ressaltar que o resto, ou ''retaguarda'', está demorando mais a passar pela porta do que de costume, devido ao aplique ou ''mega hair'' que ela adotou recentemente. Parece mais a calda de um véu de noiva de metros e metros de tule! Só que o dela não é de tule. É de cabelos de outros humanos. Me dá agonia somente de imaginar o trabalho que o dito cujo lhe dará nesse verão de temperaturas altíssimas, que está por vir e muito rapidamente.

Parecendo escutar o meu pensamento, ela me contou que no último final de semana fez uns ajustes na decoração do seu apartamento, rearrumando os quartos dos filhos, Thiago (08) e Júlia (05), e que, mesmo com todo o cabelão a lhe esquentar os miolos e o corpo, sentiu um calafrio quando a filha disse ter adorado a nova arrumação, mas que não via a hora de ir morar sozinha.

O marido, todo conciliador e paciente, lhe disse:

- ''Calma para não arrancar os cabelos! Lembre-se o tanto que custou! Respire fundo, pense um pouco e argumente com a nossa filha!''

Rapunzel, digo Rose, disse ter parado, respirado e penteando a longa cabeleira com os dedos, e os entrançado para aliviar a tensão. Após, perguntou à filha, de sonhos precoces e independentes, a primeira coisa que lhe ocorreu: 

- ''Ô Julinha, e quem vai cozinhar para você?''

-''Ora, mamãe! Não se preocupe que me viro!''

Fiquei boquiaberta, a olhar para a minha amiga sem saber o que dizer, e ela, morrendo de dar risadas, falou:

- '' Esquenta não, Ysoldinha! Eu já estou praticando o desapego há tempos, ó! ''

Chego à conclusão que preciso me reciclar para me adaptar aos novos e modernos tempos, bem como, começar a ''desapegar', também. 

- Ô, Yauanna! Preste atenção, viu?!

**********

Recife-PE
3a. feira branca
23.09.2014 

**********

Publicada no Recanto das Letras 
Em 23/09/2014
Código do texto: T4973593 
Classificação de conteúdo: seguro