sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PERNAMBUCANA POR AMOR E OPÇÃO (CRÔNICA)




PERNAMBUCANA POR AMOR E OPÇÃO
Ysolda Cabral 




Acabo de conhecer Júlia! Não sei o seu sobrenome e nem muita coisa sobre ela. O que sei é que nunca conheci ninguém tão apaixonada por Pernambuco e tão orgulhosa de ser nordestina, mesmo sendo natural do Rio de Janeiro. Júlia é festa! É a encarnação da alegria de viver!

Ao se sentar junto a mim, senti uma energia boa e não me importei dela quase me espremer junto à janela. É espaçosa por natureza e tem consciência disso. Sabe que pode e se sente à vontade para causar alegria em quem tem a sorte de conhecê-la. Fácil foi entabular conversa com ela que, inicialmente, versou sobre a direção perigosa do motorista do ônibus que nos conduzia no trajeto casa/trabalho. A partir daí, Júlia tomou as rédeas da conversação. Enveredando pelo mundo da política, em poucos minutos aprendi mais com ela do que aprendi, em toda a minha vida, lendo jornais e revistas.

Bonita, elegante, inteligente, articulada e muito bem-humorada, ela sabe, como ninguém, colocar o ''palavrão'' dentro do contexto da conversação. E de maneira tão apropriada, que a completa de forma ímpar! Houve momentos em que conjecturei se não estava escutando uma nova palavra e se não devia acrescentá-la ao meu vocabulário.

Júlia é vida em profusão e movimento!

Há tanta vida nela que esqueci até da existência da morte!...

O ponto alto de nossa conversa foi quando lhe perguntei o que era feito da nossa ex-primeira dama, Ruth Cardoso, e ela, entre a gargalhada homérica e a estupefação, me respondeu: '' MORREU! '' Como se não bastasse, eu ainda arrematei: "É isso mesmo! Ela morreu de câncer!" Júlia sequer pode me responder, do tanto que ria!

Agora estou aqui a matutar comigo mesma se esqueci ou se realmente não sabia que a dona Ruth Cardoso já não está mais entre nós desde o ano de 2008... E o pior: ela morreu de um infarto fulminante e não de câncer, como informei, me achando dona do pedaço. É mole?

Ah, essa minha santa alienação ainda me mata de vergonha!

**********

Recife-PE
Fechando Outubro com mico dobrado
Em 30.10..2014
5a.Feira

**********

Recanto das Letras 
Em 30/10/2014
Código do texto: T5017055 
Classificação de conteúdo: seguro