terça-feira, 30 de junho de 2015

AINDA BEM QUE NÃO SOU SUPERSTICIOSA!




AINDA BEM QUE NÃO SOU SUPERSTICIOSA! 
Ysolda Cabral



Por várias razões o domingo sempre me deixa triste e desde que mamãe se foi, mais ainda. Já tentei várias vezes o sentir de forma diferente, contudo não tem jeito. O domingo sempre me deixa triste, chateada e sempre acontece coisas ruins e inesperadas comigo nesse dia... Coisas difíceis de entender como meros acasos, coincidências... E quando a gente, que nunca quebra nada, – afora promessas bobas – de repente, no domingo, quebra uma peça de cristal, assim do nada? - É mesmo de arrepiar! E, apesar de não ser superticiosa, um fato desses não pode ser desprezado! - Não desprezei.

Juntei todos os cacos com cuidado para não me cortarem, – o que não seria difícil e nem de surpreender -, os coloquei dentro de uma sacola, sem esquecer que a minha sábia bisavó dizia convir pôr sal grosso de cobertura num conteúdo assim, antes de destiná-lo ao lixo. Depois, para sacramentar o ''bota-fora'' do mau agouro, mau presságio; corri para o banho, com enxágue de alfazema, reza fervorosa do Pai Nosso e da Ave-Maria.

Sentindo-me um pouco mais aliviada, resolvi ser prudente e ir até o Mar me benzer. Mas, ao tentar sair de casa, dei de cara com um gato preto. - Recuei ligeiro!

Inquieta e me perscrutando o que mais poderia acontecer antes do sol posto, me descobri em remorso, dos mais pesados, relativo ao gato preto, que agora já me parecia um gatinho frágil e indefeso. Foi quando escutei o burburinho dos passarinhos e vi, num relance, algo escuro a cruzar o muro, deixando pequenas penas a voarem no vazio. - Ah, desgraçado!

Resolvi esquecer o meu infortúnio e, após me solidarizar com a dor dos meus vizinhos, fui tentar compor uma canção, um poema qualquer. Foi quando percebi a poesia revelar sentimentos que, decididamente, não eram meus.

- Só podia ser domingo! 

**********

Praia de Candeias-PE
Botando fora ''maus agouros"
Em 30.06.2015


Para escutar a música de fundo, acesse: 



Código do texto: T5294691 
Classificação de conteúdo: seguro