domingo, 7 de fevereiro de 2016

O GALO DA MADRUGADA E O MAESTRO FORRÓ





Maestro-Forr%C3%B3-2.jpg

( Foto Google) 


O GALO DA MADRUGADA E O MAESTRO FORRÓ
Ysolda Cabral



Domingo de Carnaval!... Dia de mais emoções intensas e conflitantes. Cheguei à conclusão que preciso ter cuidado comigo e não expor meu coração, sem medir as consequências.

Ontem, por muito pouco, ele não saia do peito e caia no frevo atrás do maior bloco carnavalesco do mundo: O Bloco do Galo da Madrugada. Pois não é que, pela TV, fui à foliã mais animada das ruas e avenidas do Recife, durante todo o desfile do Galo, que por sinal estava o mais majestoso, de todos os galos, dos últimos 39 carnavais!

Homenageando o cantor, Chico Science (já falecido) e o vivíssimo Maestro Forró que, radicalizou na abertura do carnaval, na sexta-feira, pairando, literalmente, de tirolesa sobre a Praça do Marco Zero, tocando trompete e regendo a Orquestra da Bomba do Hemetério, lá do alto, com os pés, para só então aterrissar e comandar a folia.

Ao irreverente e fenomenal Maestro Forró, Francisco Amâncio da Silva, que rege a sua orquestra dançando, cantando, de tirolesa e até plantando bananeira (veja vídeo abaixo) a minha, admiração e homenagem, também, pela coragem, pelo talento, pela energia, pelo bom gosto, pela alegria, pela escolha de seus convidados e, principalmente, pelo amor à cultura do povo pernambucano.

A abertura do Carnaval foi tão digna de admiração, quanto foi o desfile do bloco do Galo da Madrugada, ontem, tornando o sábado de Zé Pereira, realmente inesquecível! Até a Natureza se entusiasmou e permitiu que o Dia se vestisse de azul, cor que lhe cabe por excelência, e fosse brincar de tentar roubar a atenção daqueles que só tinham olhos para o imponente e vaidoso Galo!

Quanto à cobertura dada pela Rede Globo, me decepcionou um pouco, pelo fato de ter dado maior destaque ao homenageado morto, enquanto o vivo arriscava a vida para fazer um grande carnaval.

*********

Para assistir o Maestro Forró é só clicar no link abaixo: 



*********

Em tempo: A querida amiga, Sonja Lócio, compartilhou no FaceBook, um arremedo de poesia, composta por mim e aqui, também, publicada há três anos. Pois bem, Sonja, em sua homenagem, a reedito, neste primeiro dia de carnaval, enfatizando o fato de que em mim nada mudou. Obrigada, pela carinhosa lembrança! Adorei!!!!


( Foto Google) ​


CARNAVAL E FRUSTRAÇÃO 
Ysolda Cabral


Carnaval festa alegria,
De muita energia,
De muita fantasia,
Com ou sem alegoria.
Que maravilha!

Carnaval tempo enganador,
Ilude o pobre sofredor,
Que pensa ser um feliz folião,
Mas é ator na sua própria invenção.
Armadilha!

No seu faz de conta infantil,
Reza o credo e freva a mil.
E lá se vão um, dois, três dias
De pura e encantadora magia.
Com ou sem sapatilha!

Na quarta-feira de cinzas:
Cansaço e embaraço,
Se conseguir chegar vivo,
Do sonho vivido de fato.
Muita dor na panturrilha...

Os amores encontrados,
Não serão lembrados.
E os beijos roubados,
Já estarão perdoados.
Coloca-se a mantilha...

Festa medonha é o Carnaval.
Tudo parece tão bonito e espetacular!
Mesmo não tendo nada de real.
Eu fico triste de não participar.
Contudo, meu sangue fervilha...


Recife-PE
06.02.2013 


**********

Praia de Candeias-PE.
Apenas Ysolda 
Em 07.02.2016
Domingo de Carnaval 



Código do texto: T5536172 
Classificação de conteúdo: seguro