terça-feira, 28 de junho de 2016

MINHA FILHA CRESCEU




Foto: Ysolda e Yauanna - Gravatá-PE - Jun/2016


MINHA FILHA CRESCEU
Ysolda Cabral 



E um dos mais lindos e animados mês do ano vai chegando ao fim. E, como sempre, cá estou a fazer o balanço do que realizei durante o mês que ora finda, e, por incrível que possa parecer até mesmo para mim, o saldo é positivo.

Não, não pense que realizei grandes coisas, apenas saí um pouco da ''caverna'' e andei a perambular pelas plagas de Gravatá - PE, a nossa Suíça Brasileira (alguns dizem que é Garanhuns-PE) e por Caruaru-PE, pensando ainda ser Ysolda no ''País das Maravilhas'' Juninas. Tudo em companhia da minha linda e amada filha Yauanna.

Fui até ''shopingcentear,'' com ela! E, com direito a almoço, compras e filminho, com pipoca e coca-cola, ocasião em que, considerando o feriado completo e encerrado, decidi que estava na hora de parar de gastar e decretei a nossa volta para casa imediata.

Entretanto, ''no meio do caminho tinha uma pedra''... Não era uma pedra qualquer, era uma barraca de fogos de artifícios e ela me olhou com o mesmo olhar de quando tinha cinco anos e falou: '' Mamãe, compra traque de massa para mim!'' Estupefata, sorri e segui em frente. - Juro que não pensei que falasse sério!

Em casa notei o seu desapontamento, quando da janela ela olhava as crianças do outro lado da rua a soltarem fogos. Aproximei-me e ela comentou que se lembrava de ter soltado estrelinhas uma vez, para logo em seguida ficar com falta de ar, devido a sua alergia e que o traque era ''massa'' por que esse nunca lhe deixou com asma... - Senti-me mal de não ter parado na barraquinha...

Na manhã seguinte, sábado, corri e fui comprar uma caixa dos fogos que tanto ela queria, e, quando acordou e viu em cima da mesa a caixinha, com dez pacotes de traque de massa, ela correu feliz, muito feliz mesmo, para mim e me abraçou agradecida. - Contudo, hoje, terça-feira, a caixinha continua intacta e no mesmo lugar.

- Teria sido a consciência que a fez ver que cresceu?... Não sei!... Eu só sei que, também, sinto vontade de soltar uns traques de massa e alguns balões, não pela casa posto que, não tem graça, mas pelas ruas de minha cidade que nem existe mais.

Algumas vezes, não são todas, o adulto que somos por fora, não deixa a criança que mora dentro da gente sair, por receio dela ser magoada, ridicularizada...

- Ah, que vá às favas! Não soltamos fogos no São João, soltaremos agora no São Pedro! E tenho dito.


Praia de Candeias-PE
Voltando a ser menina
Em 28.06.2016
Apenas Ysolda

Uma pessoa que chora e ri de alegria,
tristeza, ou saudade, sem pudor.

Código do texto: T5680991 
Classificação de conteúdo: seguro