quarta-feira, 8 de junho de 2016

NÃO ACEITO PROVOCAÇÕES


Foto Google







NÃO ACEITO PROVOCAÇÕES
Ysolda Cabral



E por falar em São João... Eu me sentia, no último domingo, meio perdida pelas vias e veias da minha ''casa'', quando decidi esquecer esse por menor e liguei a TV...

Nos canais a cabo os mesmos filmes se repetiam; noutros, os mesmos musicais, e quanto aos demais não me despertaram, sequer, a curiosidade de saber o que transmitiam. Fui direto para o canal de música, dei enter no de forró, e me sentei, sem acreditar que estava fazendo isso! - Meu Deus do Céu, como eu estava mal! Ficar sentada escutando um forro?! Decididamente não era eu!

Pensei na minha Caruaru querida e na sua alegria, bem maior este mês. Senti uma pontada no peito de saudade... Então pensei: no próximo final de semana estarei por lá e ninguém vai me segurar. - Vou dançar até não querer mais!

Pronto, não me sentia mais perdida e já começava a fazer as malas, em minha mente, lembrando que Caruaru nesta época do ano faz frio e como esse frio é gostoso! É um frio aconchego... A cidade toda fica mais disposta, mais animada, mais bonita e tudo para homenagear os Santos Antônio, João e Pedro.

Ah, e como tem bolo, canjica, pamonha, milho assado e cozido! Pé de moleque também tem. Tudo em quantidade infinita e do tamanho que passa do tamanho do mundo.

- As fogueiras? As fogueiras chegam até o Céu, bem na porta das casas dos santos aniversariantes que agradecem felizes.

Cidade nenhuma no mundo faz uma festa tão linda, tão grande e tão animada e com duração de 30 dias, sem interrupção! - Somente Caruaru mesmo! Dá gosto a gente ver e participar!

Repleta de orgulho da minha terra, toda feliz e cheia de animação, voltei a ligar a TV e não sei por que cargas d'agua, dei de cara, justo com o programa do Faustão – com licença da palavra.

Não sei o que se passava por lá. Só sei que vi a bela Lucy sanfoneira, paraibana e também, agora, de repente atriz, vestida num vestido escuro, sério e curto demais para o tipo de modelo. Para piorar, prendia o cabelo num coque pra lá de esquisito. Fiquei pensando que uma sanfona não iria lhe cair bem de jeito algum!

- Gosto da Lucy, gosto de vê-la cantando, tocando. Acho que ela é o máximo! Quero dizer achava, gostava... Não acho mais nada e não gosto mais! E, nem que a vaca tussa eu volto a gostar dela!

Sabe o que ela falou para o talzinho lá? - Que o São João de Campina Grande era o maior e melhor São João do mundo. Ai, o talzinho observou: '' E não é o de Caruaru não?'' - (Até gostei dele nesse momento...) Ela, toda serelepe e se achando, respondeu: ''O de Caruaru é bom! Mas, o maior e melhor São João do Mundo é o de Campina Grande." - Repetiu!

Desliguei a TV na cara dela e nunca mais quero saber de Lucy nenhuma!

**********

Praia de Candeias-PE
Indignada com Lucy
Em 08.06.2016


**********

Atenção! 

Em destaque o comentário que o jovem Adv. Kelvin Bongo, nobre e expressivo membro, do Grupo ''País de Caruaru'', no FaceBook, fez para a crônica em tela! Por sua relevância, bem como, para não se perder naquele ''mar azul'', fiz questão de transcrevê-lo, na íntegra, para cá. Aproveito para registrar sinceros agradecimentos. 




''Em apertada síntese, o São João de Campina pode até estar (não ser) melhor que o de Caruaru, visto que em Caruaru se insiste em trazer atrações que não demonstram relação com nossa cultura.

Porém, enquanto o São João de Campina Grande se resume ao Parque do Povo, Vila do Artesão (só pra visitação), Sítio São João (montagem cenográfica aberta das 11h as 22h) e Locomotiva Forrozeira, só nos resta a indagação: será que isso é MAIOR que o São João de Caruaru?

Vejamos:

O País de Caruaru (que me permitam José Condé assim chamar) tem o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga contando com o palco principal e ainda o Forró do Candeeiro; uma Vila Cenográfica ENORME (Estação Ferroviária), aberta 24h por dia, os 7 dias da semana, dispondo de diversos bares e restaurantes com comidas regionais e típicas, comportando o Polo de Quadrilhas e ainda o Polo Alternativo, com parte da estrutura posta à disposição dos turistas e caruaruenses durante todo o ano; e temos ainda, dentro do País de Caruaru, o País do artesanato de barro: pois é, quanto ao Alto do Moura não preciso falar muito, uma vez que este é o MAIOR Centro de Artes Figurativas das Américas, reconhecido pela UNESCO, que conta com diversos ateliês dos artesãos locais reconhecidos internacionalmente, com o Museu Casa do Mestre Vitalino, bares e restaurantes com comidas típicas e regionais, um próprio polo de animação durante o mês de junho, casa de show de fama nacional (Sala de Reboco)... ah, é tanta coisa que eu digitaria um livro só para descrever. Mas por fim, resumindo e só para analisarmos o tamanho do São João de Caruaru, tenho uma coisa a dizer: o tamanho do nosso São João é equivalente ao tamanho de nossa cidade com todos os seus bairros e suas COMIDAS GIGANTES; ou seja, o São João de Caruaru movimenta toda a cidade, então, é com certeza o maior São João. E sendo o MAIOR também é o MELHOR! Até porque, o País de Caruaru é também a Capital do Forró!''
Para escutar o forró de fundo, acesse: 



Código do texto: T5661315 
Classificação de conteúdo: seguro