quarta-feira, 13 de julho de 2016

FÉRIAS - EM TOUR SAÚDE - ( CRÔNICA)





FÉRIAS - EM TOUR SAÚDE
Ysolda Cabral 



Bem, como eu iria sair de férias e sem possibilidade alguma de viajar, resolvi fazer um ‘’Tour Saúde’’, até porque já estava passando do tempo. Nele estariam presentes, como roteiros principais, um Ergométrico e uma Cintilografia Miocárdica.

Tratei logo de comprar um par de tênis que oferecesse liberdade aos meus tendões de Aquiles e com bons amortecedores. Depois de revirar todas as lojas especializadas nesse tipo de sapato, encontrei um que, ao experimentá-lo, senti ter encontrado o par ideal para os ‘’passeios’’ que haviam sido programados pelos meus ‘’agentes de viagem’’, Sérgio Martins - cardiologista, e Mirandolina Ramos - clínica. 

As férias chegaram, e, logo no primeiro dia, acordei animada para o primeiro ‘’passeio’... O Ecocardiograma! Na ânsia de calçar o tênis novo que, desde comprado, alimenta em mim o sonho de poder voltar às caminhadas; confundi o Ecocardiograma, com o Ergométrico o qual, nem foi incluído no roteiro!

Toda vestida para malhar pesado, de meias soquetes, e, claro, calçada com os meus lindos, caros e confortáveis tênis; prendi os cabelos, num coque bonito e bem charmoso e lá fui eu fazer o exame, toda faceira e me achando o máximo.

Quando cheguei à clínica senti atrair vários olhares. – Não dei importância, mesmo considerando o tempo ter passado, posto que, aos 20 anos, onde quer que eu chegasse isso acontecia e pior; muitos me pediam autógrafo. Fato que, no começo eu ficava meio incomodada, depois me acostumei. Diga-se de passagem. 

Fiquei por ali e de vez em quando ia lá fora somente para testar os sapatos. Até que chegou minha vez...

Ao entrar na sala do exame, não vi a esteira e achei estranho... Uma enfermeira se aproximou e me disse para tirar a blusa, o top e vestir uma horrorosa mini blusa, de fazenda grosa, na cor cinza, a deixando aberta na frente. Depois de pronta disse para eu me deitar numa cama, tipo maca, ficar de lado, virada para a parede e aguardar o médico que nunca havia visto na minha vida. – A ficha caiu! Não era o Ergometrico. Era o Ecocardiograma! 

Tentando disfarçar o meu desapontamento, perguntei à enfermeira, debilmente, se precisava também tirar o tênis. Ela olhou para mim, demonstrando compreensão pelo ‘’lance’’ especial entre mim e ele, e disse que não. Aí foi que me senti mais ridícula! Contudo, aliviada.

O exame começou e, enquanto o doutor examinava o meu coração, e as Carótidas, oxigenando o meu cérebro; eu tentava me recompor do vexame e dos olhares do pessoal lá da sala de espera, para onde eu teria que voltar e ficar até que o resultado do exame me fosse entregue, ocasião em que, seria encaminhada à sala do meu cardiologista.

Depois de um tempo que me pareceu séculos, o resultado saiu e a recepcionista disse que o Dr. Sérgio Martins me aguardava. Ao entrar em sua sala, antes mesmo de lhe cumprimentar, fui logo avisando: nada de gozação, doutor! Estou amaciando o tênis para o próximo ‘’Tour Cintilográfico’’.

Ele sorriu, apaziguando... Depois de olhar o resultado do meu exame, que achou ótimo, me desejou boa sorte no próximo. 


**********

Praia de Candeias-PE
Em 13.07.2016
Ysolda Cabral

Código do texto: T5696857 
Classificação de conteúdo: seguro