quinta-feira, 6 de julho de 2017

"JOVEM CHARME - 1970"



Estou no primeiro degrau, de braços cruzados, com a Marta Prestrelo bem na minha frente. Não me recordo o nome das outras garotas. 


"JOVEM CHARME – 1970"
Ysolda Cabral 


Quando contava a idade de dezesseis anos, em 1970, eu, e mais quatro garotas, todas mais ou menos da mesma idade, fomos convidadas, pelo cronista social, Jotta Lagos, para participar do Concurso “Jovem Charme” de nossa Caruaru querida. O evento aconteceria no intervalo de um baile de gala, num dos clubes da cidade, - não lembro se foi no clube Intermunicipal ou no Comércio... Parte da renda seria destinada à filantropia, razão de nossos pais permitirem, sem muita resistência. - O motivo era nobre.

Dias antes fomos encaminhadas para um rápido aprendizado e/ou ensaio, para que fizéssemos bonito na passarela. Depois de recebermos orientação quanto à postura, como caminhar, escolhermos a música para nos acompanhar na passarela, ( escolhi Hit The Road Jack de Ray Charles), e até o local para a foto que tiraríamos juntas, consideraram que estávamos prontas. Quanto a roupa a ser usada no desfile, desde que fosse na cor vermelha, estava tudo certo.

Finalmente chegou o dia do Concurso, e, entre idas a modista, Leny Pierre de Mendonça, e a competente amiga cabeleireira Zefinha, logo chegou à hora de ir para o clube. – Nossa, como eu estava ansiosa, nervosa, feliz!... 

Não pensava se iria ganhar ou perder, eu não dava a menor importância para este detalhe. Só sei que estava adorando participar e reconhecia a beleza, elegância e charme das minhas concorrentes. Uma, em especial, me chamava à atenção por sua beleza tímida e angelical, Marta Prestrelo, inclusive, era ela a única que eu conhecia, pois morava próximo à minha casa. O fato é que, ganhar ou perder, para mim, nunca teve a menor importância. Até hoje sou assim. 

Pouco antes da minha apresentação, eu estava com as mãos geladas, as pernas trêmulas e uma dor esquisita no estômago. Resolvi tudo com um calmante chamado Chocolate Prestigio. - Por sinal, ainda hoje o utilizo. O clube estava lotado e muito, muito animado, – o povo da minha terra é alegre, hospitaleiro e adora uma festa. 

Quando chegou minha vez, entrei na passarela e a partir daí não vi mais ninguém. - Juro que não! Eu só conseguia escutar a música do Ray Charles, que eu adorava e de forma tão intensa que esqueci totalmente onde estava, e terminei o desfile dançando ao ritmo da bela e contagiante canção. 

- Ganhei o Concurso! 

**********

Nesta foto só lembro de Jotta Lagos
e de Marta Prestrelo, junto de mim, a direita da tela. 


Comecei a desfilar séria e compenetrada


Joguei tudo para o alto e tratei de aproveitar a música



Ganhei o Concurso 


**********

Praia de Candeias-PE
Em ondas de recordação 
06.07.2017
Apenas Ysolda
Uma pessoa que chora e ri de alegria,
tristeza, ou saudade, sem pudor.

Para escutar a canção do Ray Charles, acesse:

Código do texto: T6047175 
Classificação de conteúdo: seguro