quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PLANOS DE VIAGEM ( CRÔNICA)



Imagem Google 


PLANOS DE VIAGEM 
Ysolda Cabral 



O Sol estava tão quente que chegava a tirar a beleza do dia e da gente. A sensação era desconfortante que até perdíamos a vontade de comer. Contudo, ''como saco vazio não se põe em pé'', lá fui eu avenida afora até o restaurante fazer um pequeno almoço. Aqui e acolá parava um pouco sob as Palmeiras que vi crescer, reclamando das sombras quentes que proporcionavam enquanto o semáforo não abria. - Não há nenhum pé de Vento. Elas me diziam no silêncio do seu farfalhar.

Estava suada, irritada, cansada, descomposta... - Quem gosta?! Comer assim é até pecado ou castigo, pelo qual não agradeço.

Quero ir para casa! Pensava, pensando estar gritando. No entanto, não estava e nem podia ir para casa naquele instante. Ainda tinha três horas de trabalho pela frente.

Cheguei ao restaurante e me sentei para almoçar. A comida desceu quente, amarga, apesar da consciência que estava gostosa como sempre. O líquido gelado do suco de graviola me deu certo alento. Parei de comer e me limitei a ele, o saboreando devagar, quando escutei a seguinte conversa: 

- ''Como o Recife está quente! Acho que vou viajar para o Chile.” E continuou...
- ”Na verdade, não queria viajar agora, pois acabei de chegar da Espanha. Mas, não dá para ficar aqui muito tempo não! Quente demais, barulho demais, gente demais”...

Deixei pra lá o suco, pedi a conta, peguei a bolsa, e, ao me levantar para ir embora, fui até a mesa onde as moças conversavam e falei:

- Que idéia ótima vocês me deram! Viajar para fugir desse calor infernal é a solução para não morrermos torrados. Viajarei no próximo final de semana. Falei alegre e decidida. 

Foi então que uma delas me perguntou: - “Vai para o Chile também?” E eu respondi: Não, não! Vou para ''São Quincas de Los Montes”. ( Era assim que meu avô, Firmino Filho, chamava São Joaquim do Monte, a cidade que escolheu para viver até o último dia de sua vida).

Acenando para elas, fui embora desejando sentir logo a Brisa daquela bela cidade envolver o meu corpo suado, deixando as moças matutando de que país seria ''São Quincas de Los Montes''.

E, imaginando o meu avô que, em tardes assim adorava ficar debaixo de uma árvore frondosa, a beira de um regato, a ler e compor belos sonetos de amor e de saudade; rumei de volta ao trabalho quando, ao passar pelas Palmeiras, não consegui disfarçar um olhar rancoroso, desdenhoso...

– Custava farfalharem só um pouquinho?

**********

Praia de Candeias-PE
17.10.2017
Apenas Ysolda 

Código do texto: T6145385 
Classificação de conteúdo: seguro